Aperfeiçoando




Não importa se é velho ou novo, bonito ou feio, arrojado ou simples... Em qualquer situação, ele continua sendo desconfortável, provoca sérios danos à coluna, ao humor e à saúde,  mas mesmo assim não há uma só casa em que ele não esteja presente.

Do que estamos falando? Do antiquado, obsoleto e, com certeza, desumano: o tanque de lavar roupas!!!


Foto: thymberthy.blogspot.com 

Desumano? Quer pior trabalho escravo do que passar o dia no tanque? Afinal, "lavar roupa todo dia, que agonia, na quebrada da soleira, que chovia..." como diz a canção de Luiz Melodia.

Até os dias de hoje, sua criação é um mistério. O certo é que no Brasil, segundo o Wikipédia, o tanque de lavar roupas, em cimento, foi criado durante o programa de combate à esquistossomose¹ para evitar que as pessoas contraíssem a doença. Mas, com certeza, isso foi obra de homem!

Minha avó contava, que certo senhor de engenho para castigar sua amante faladeira passou a levar toda a roupa suja de sua casa, para que a mesma lavasse. E para evitar que ela conversasse com alguém no caminho do rio, ele mandou construir o primeiro tanque. Assim, ela passava o dia lavando roupas, sem tempo para fofocar ou ir na casa da matriz afrontá-lo. Mentira ou verdade? Não importa. O que importa é que ele está lá, todos os dias em nossas casas.

Mas por que o tanque é uma obra masculina? Vamos analisá-lo?
  1. Duro como um rocha;
  2. Adora quebrar nossas unhas e acaba com qualquer esmalte;
  3. Ou é alto demais, ou é baixo demais;
  4. Em qualquer modelo que se apresente é feio e detestável!
E dá para aperfeiçoar essa "coisa"? Ora, se fosse obra de mulher, certamente ela faria melhor! Vamos a análise feminina:
  1. Ao invés de cimento, ele seria de borracha ou silicone, eliminando assim o problema 1 e 2 apresentado na análise acima;
  2. Quanto à altura, a mulher teria, desde o início de sua existência, colocado uma alavanca lateral com a qual graduaríamos a altura do mesmo;
  3. Cada mulher personalizaria o seu modelo. Já imaginou que chique um tanque vermelho em seu quintal, ou verde-musgo na área de serviço, ou ainda laranja, roxo, preto.... Qualquer cor, menos aquele acinzentado esmaecido ou branco eterno enquanto dure!
Aí, você diz "relativo à altura ideal é só mandar fixar na medida desejada". Negativo!!!
Você vai fixar o tanque para a sua medida e como fica a altura de sua filha, neta, sobrinha, empregada, cunhada, nora, sogra? Epa! Sogra? Para esta, quando chegar a sua vez, você arranca a alavanca (antes fixe a altura do tanque à de uma criança de seis anos). Se ela conseguir sair viva do tanque, depois de lavar toneladas de roupas, garanto que nunca mais terá tempo para falar de você com seu marido.

Brincadeiras à parte, dá ou não dá para aperfeiçoarmos essa maldita forma indispensável em qualquer lugar do mundo? Sim, é claro que dá: basta comprar uma máquina de lavar roupas! Porém, analisando melhor, você não compra nem aluga um imóvel equipado com uma máquina de lavar, compra? O fato é que nem todos os lares podem ter a tão sonhada máquina de lavar, afinal, não podemos esquecer que o tanque foi criado especificamente para o povão, para a massa, para uso de todos!

Por isso, fica aí a dica, como não dá para cimentá-lo ou fixá-lo de acordo com a altura de cada um dos moradores de uma casa, a alavanca com regulagem de altura deveria ser um item indispensável a esse produto maravilhoso, ou por muitas vezes inútil, que temos em casa.

Mas, como personalizá-lo? Se o tanque for de cimento basta pintar. Se for esmaltado, louça, polipropileno ou mesmo inox, dá para decorá-lo com adesivos. Agora, em caso de ser realmente uma peça obsoleta em sua casa, que tal aproveitar e transformá-lo em um lindo vaso de plantas, como na foto abaixo?

fotos: arosanajanela.blogspot.com

Ou que tal um tanque árvore?

fotos: thymberthy.blogspot.com 

Agora, para os mais ousados, recomendamos este modelo masculino:

foto: www.elemento-x.com

De qualquer forma, hoje, o mercado oferece diversas opções de tanque para lavar roupas, e há inclusive nas cores branca, bege, azul e rosa, isso sem falarmos no modelo revolucionário em inox. E enquanto os homens não inventam um sistema de regulagem de altura para este "ser" indispensável em nossos lares, o jeito é usarmos a criatividade. Boa sorte!


Rosângela Fernandes
07/04/2013

Voltar




¹ esquistosomose ou bilharzíase é uma doença causada por platelmintos parasitas e multicelulares do gênero Schistosoma. É a mais grave forma de parasitose por organismo multicelular, matando milhares de pessoas por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário